sábado, 23 de maio de 2009

Talismãs Cristãos - parte final


Hoje veremos os seis últimos talismãs cristãos:

A Cruz
A cruz escura simboliza a vida repleta de sofrimentos e a provação necessária pela qual passam as grandes almas. É um talismã que dá forças para suportar o inevitável, amenizando a dor e a tristeza, sob qualquer forma.

Flor de Lis
Esse talismã ajuda a despertar o sentimento de perdão. Permite substituir os maus pensamentos por idéias positivas, as trevas por luz, o ódio por amor.

Chamas Ardentes
Esse talismã é uma arma contra os inimigos mais poderosos. Afasta os malefícios ocultos. Proporciona tranqüilidade e bem estar.

Escudo
No centro, uma cruz sobre um escudo num vitral. Esse talismã preserva seu portador em tempo de guerra ou de distúrbios da ordem pública, ajudando-o a escapar das agressões dos inimigos.

O Cálice e a Pomba
Simboliza a limpeza e a pureza do corpo. Ajuda a curar todas as doenças que atingem a superfície da pele.

O Olho de Deus
Um olho no centro de um triângulo, cercado pelas letras que compõem o nome Rafael (em hebraico). É um talismã de poder universal, que atrai todas as coisas boas e afasta todos os perigos.

No próximo post, falarei sobre os Pantáculos Especiais.

Bom final de semana!

sábado, 9 de maio de 2009

Talismãs Cristãos - parte 3

Hoje veremos mais seis dos talismãs cristãos:

Adonai
Esse talismã simboliza o poder infinito de Deus. Protege contra os grandes perigos, afasta o desespero e a morte e dá forças nos momentos de grande conturbação.

Eloim
Simboliza Deus coroando seus filhos de bênçãos e riquezas. Favorece a harmonia familiar e o bem-estar das mulheres e crianças. Também atrai a fortuna, beneficia as translações comerciais e ajuda a conquistar um amor.

Pentagrama
Simboliza a força e o poder. Ajuda a combater todos os males, a superar desafios e a enfrentar as tentações demoníacas. Protege contra as intrigas e calúnias.

Cordeiro
Ajuda a combater as enfermidades dos homens e dos animais, graças à misericórdia de Deus, e auxilia nos trabalhos espirituais.

Amor Puro
É o símbolo do amor que se manterá eterno. Ajuda a conservar a solidez de um relacionamento amoroso, de uma amizade ou de um sentimento de fé.

Santa Hóstia
Permite ganhar o pão de cada dia por meio do trabalho honesto, com tranqüilidade e boa saúde, mas não promete riqueza fácil. Protege das situações desgastantes e do fracasso.

No próximo post veremos os últimos seis.

FELIZ DIA DAS MÃES!

sábado, 25 de abril de 2009

Talismãs Cristãos - parte 2

O Leão Alado
Atributo do evangelista São Marcos, o Leão Alado simboliza a coragem, a intrepidez e o poder. Ajuda a se livrar dos inimigos implacáveis, atua contra as grandes calamidades e dá proteção contra todos os perigos.

O Touro Alado
Atributo ao evangelista São Lucas, simboliza o trabalho, a força e a fertilidade. Atrai prosperidade, ajuda a superar desafios profissionais e favorece os casais que desejam ter filhos.

Os Três Reis Magos
Gaspar, Melchior e Baltazar, os três reis magos vindos do Oriente, se prostram diante da estrela miraculosa e seguem para Belém, a fim de ofertar seus presentes ao menino Jesus. É um talismã poderoso no combate à epilepsia e às doenças nervosas.

O Ajo da Justiça
Atributo do evangelista São Mateus, simboliza a justiça e a pureza. Ajuda a obter a vitória em casos de litígio e permite superar ofensas e acusações sem fundamento. Carregue-o do lado direito do peito, para triunfar sempre.

A Águia
Símbolo das altas ciências, das buscas espirituais e da inteligência, a águia é um eficaz talismã de proteção, que deve ser usado principalmente pelos médicos, juízes e sacerdotes.

No próximo post veremos mais cinco.

Bom final de semana!

sábado, 11 de abril de 2009

Talismãs Cristãos - parte 1

Há muitos séculos eles são símbolos de poder, força e proteção e não apenas no plano espiritual. Na Idade Média, os soldados que participavam das Cruzadas (expedições guerreiras à Palestina para libertar os lugares santos do domínio muçulmano), costumavam trazer um símbolo, em forma de escudo contendo uma cruz, costurado por dentro do uniforme, na altura do peito. Eles acreditavam que esse talismã os protegia dos ataques do inimigo, deixando bem longe a morte e o sofrimento. Na verdade os talismãs do cristianismo podem ajudar as pessoas a se defender contra todas as formas de negatividade, dando-lhes ânimo, saúde e sorte.

São 22 os talismãs católicos e vamos dividir em 4 posts. A seguir, você vai conhecer os cinco primeiros símbolos, que lhe ajudarão a superar as dificuldades e a alcançar uma vida feliz.


Santa Trindade
As três cruzes representam as personagens da Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse talismã ajuda a atrair todos os tipos de bênçãos e nos dá forças para vencer demandas, dificuldades, doenças, enfim, o mal em todas suas manifestações.


Triângulo Divino
Simboliza o caminho da perfeição. Ajuda a afastar os maus espíritos da Terra e dos outros planos e a combater as forças infernais. Pode ser usado quando queremos alcançar um objetivo, em qualquer setor da nossa vida.

Monograma Crístico
É composto das duas primeiras letras gregas do Seu nome. É um símbolo do triunfo e proporciona proteção para se alcançar qualquer graça. Tem o poder de nos poupar dos inimigos e das turbulências, além de favorecer uma boa saúde e de ajudar no restabelecimento dos enfermos.


Candeia das Catacumbas
A cadeia simboliza a vitória da luz sobre as trevas: é a palavra de Cristo dissipando todas as sombras. Trata-se de um talismã de proteção contra todos os inimigos, visíveis ou invisíveis, da terra ou do além.


Signo de Maria
Suas letras que representam as qualidades associadas á Virgem Maria. Permite conquistar as bênçãos da mãe de Jesus e protege contra os maus espíritos, as assombrações, a insônia, os terrores noturnos e a violência. É especialmente indicado para as crianças.

No próximo post veremos mais cinco.

Bom final de semana!

sábado, 28 de março de 2009

Talismãs Egípcios - final

Vamos ver, neste post, o significado de mais quatro dos muitos talismãs egípcios e a sua aplicação.

A Serpente


Talismã muito poderoso, presente em quase todas as culturas, a serpente representa a manifestação da energia criadora e a ligação entre o céu e o mundo das trevas. Traz sabedoria, desenvolve a intuição e favorece a saúde.

Ka, a Alma


Os egípcios davam o nome de Ka ao principio da vida e da energia, que representavam com um par de braços sem cabeça. Apesar de estranha, essa imagem traz muita força e vitalidade, além de favorecer bastante o relacionamento afetivo.

O Coração


Os egípcios acreditavam que o coração era a morada da alma e, para evitar que ela escapasse ou fosse maltratada, colocavam sobre o peito um objeto com esse formato. Como talismã, o coração traz proteção em todos os assuntos ligados á vida afetiva.

Cabeça de Cobra


É outro símbolo poderoso. Esse talismã simboliza a salvação e a proteção, é inspirado em Ísis, uma deusa relacionada com ritos em homenagem à Lua e às vezes representada como uma serpente. Seu uso continuo ajuda a evitar desgraças e protege contra todo tipo de ataques e agressões.


No próximo post, falarei sobre talismãs cristãos.

Bom final de semana!

sábado, 14 de março de 2009

Talismãs Egípcios - parte 1

Há muitos séculos, os egípcios possuíam centenas de talismãs dedicados aos seus muitos deuses e já tinham descoberto seu poder. Você também pode usar a força desses símbolos mágicos: para isso, basta copiá-los num papel, numa pedra ou num pedaço de madeira. Depois, é só carregá-los junto ao corpo ou deixá-los num lugar onde possa vê-los com freqüência. E lembre-se de que, como o talismã é um captador de energia, não é conveniente que outras pessoas toquem nele.

Vamos ver, neste post, o significado de quatro dos muitos talismãs egípcios e a sua aplicação. No próximo veremos mais quatro, ok?

A Cruz Ansada
É um símbolo antiqüíssimo, talvez a origem de todas as outras cruzes. Corresponde ao símbolo RA, da Vida, ou "Ankh". É a CHAVE DO NILO, dom dos magos egípcios para a humanidade. Pode ser usada por todos inclusive pelas crianças. Relacionado a todas as manifestações de vida, ele traz prosperidade e também a lucidez necessária para tomar decisões acertadas diante dos desafios do dia a dia.

O Olho de Hórus
Criado para homenagear HÓRUS, o deus que segundo a mitologia egípcia, governava todos os movimentos do Sol e todos os seres humanos. O olho de Hórus além de proporcionar saúde física, também favorece a busca da iluminação e do desenvolvimento espiritual.

O Escaravelho
Um besouro muito comum no Egito, estava associado à Kefer, divindade responsável pela transformação da matéria em vida. Ele renova as energias, protege contra todos os males e proporciona vida longa e feliz a quem o usa.

O Amanhecer
Consagrado ao Deus Rá, representa o ponto onde o Sol nasce no horizonte e simboliza o princípio da criação. Indicado para auxiliar em momentos de crise, que envolvem profundas mudanças na vida, principalmente aquelas que envolvem reavaliação do passado.

No próximo post, falarei sobre outros quatro talismãs egípcios.

Bom final de semana!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Talismãs Tibetanos - final

Hoje veremos os quatro talismãs tibetanos restantes.


A CONCHA

A concha vem das histórias indianas antigas que descrevem os heróis míticos que carregavam grandes conchas. É um símbolo de Poder e seu som afasta os maus espíritos e previne a aproximação de criaturas, que possam causar danos ou que atraiam desastres naturais.

O NÓ SEM FIM

Este nó não tem começo nem fim, e simboliza a compaixão ilimitadas e a sabedoria. Indica a continuidade da vida conforme as linhas se sobrepõem na realidade da existência humana.

A FLÂMULA DA VITÓRIA
Originou-se nos estandartes militares de vitória carregados pelos indianos nobres. Ela simboliza os métodos de ultrapassar problemas; também traz o desenvolvimento do conhecimento, sabedoria, compaixão, meditação e votos éticos.

A RODA DO DHARMA

A Roda é um símbolo antigo da criação, nobreza e proteção, que representa movimento e mudança. É também Dharma-Chacra ou Roda da Lei, que no Tibet significa a Roda da Transformação ou da Mudança Espiritual. Também representa ultrapassarmos todos os nossos obstáculos e ilusões.

No próximo post, falarei sobre os talismãs egípcios.

Bom final de semana!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Talismãs Tibetanos

São oito os Talismãs Tibetanos: eles originaram de um grupo de símbolos indianos utilizados pela realeza e eram apresentados em Cerimônias Especiais (como na coroação de um rei). Símbolos falam ao nosso coração e sensibilidade. Não pertencem a ninguém e não precisam da interpretação da mente racional.
Concentre-se nestas imagens sempre que precisar de uma "força extra" na luta diária. Sinta quais as mensagens que eles podem trazer para sua vida agora, para que você seja feliz.

Hoje veremos quatro deles e no próximo post os outros quatro.

GUARDA CHUVA DE PROTEÇÃO: Este é um símbolo de proteção e realeza. A sombra protege do calor e do sol e o frescor de sua sombra representa proteção contra o sofrimento, desejo, obstáculos e doenças. Tradições diferentes desenvolveram muitos tipos de guarda-chuva: a parte de cima simboliza sabedoria e o tecido que protege simboliza compaixão.

PEIXES DOURADOS: Simbolizam a Felicidade, devido a sua liberdade na água, fertilidade e abundância; devido a sua habilidade de se multiplicar rapidamente.

O GRANDE VASO-TESOURO: Ele é feito em argila como um bebedouro de água na tradição indiana. Os desenhos Tibetanos trazem pétalas de Flor de Lótus. O tecido é seda; a parte superior é selada com uma árvore de pedidos de boa sorte, com a raiz retendo água da longevidade (não importa quanto possa retirado do vaso, ele sempre permanece cheio). Simboliza Vida Longa e Prosperidade.

O LÓTUS BRANCO: O lótus é o símbolo de pureza expressada em diferentes formas. É capaz de crescer e florescer do lodo, portanto é um símbolo de Geração Divina. O Lótus no trono implica a Concepção Imaculada, portanto é Divino. As Divindades são sempre representadas segurando um Lótus como símbolo de suas qualidades de Pureza, Compaixão, Renúncia e Perfeição.

Continuaremos no próximo post!
editando: quando fui aos comentários vi que recebi um meme super doce... estou passando para todas as blogueiras da minha lista. Ele está aqui .

Bom final de semana!

sábado, 31 de janeiro de 2009

Talismãs Rúnicos

Nos tempos primitivos, os povos do norte da Europa - famosos pelos seus navegantes, os wikings - usavam varinhas para a adivinhação. Elas eram jogadas no chão e as figuras que formavam indicavam como seriam os acontecimentos futuros. Essas figuras chamadas de runas que formavam indicavam como seriam os acontecimentos futuros.

Da maioria das runas nasceram, há milênios, os amuletos associados a diversos deuses nórdicos. Gravados em pedras ou em pedaços de madeira, elas representavam o deus cuja proteção estava sendo pedida. Os talismãs rúnicos eram usados pelas religiões pagãs da antiga Escandinavia. A Islândia ainda é um país que conserva as tradições pagãs, embora tenha se convertido ao cristianismo no século XI. Tais talismãs são, nos dias de hoje, largamente vendidos.

Os talismãs podem ser usados no bolso, na bolsa, na gaveta da sua mesa de trabalho ou embaixo do travesseiro, para captar sua força. Podem ser gravados, pintados, ou esculpidos em argila, pedras roladas, couro, osso, sementes, cristais, metais, madeira, concha etc., e usados como um magneto mágico, em enfeites ou adornos pessoais, para afastar influências negativas, trazer amor, saúde, dinheiro, prosperidade, etc.

Três exemplos de talismãs rúnicos:


Poderoso talismã, relacionada á Odin, deve ser usado sob o travesseiro para que os sonhos se tornem realidade. Desenhe este símbolo num pedaço de papel ou grave-o num bastãozinho feito com um ramo de uma árvore.


Associado Freyja esse talismã aliviar tensões. É o talismã da vitória, ajuda a realizar os desejos e trazer equilíbrio emocional. Sentindo-se menos obrigado a perseguir o sucesso, você tem maior condições de vencer.



Este é o antigo símbolo nórdico conhecido como Martelo de Thor (Deus do Trovão). É usado pelos islandeses, quando pedem a proteção divina. Ele energiza, facilita as tarefas e vence os obstáculos complicados.

No próximo post, falarei sobre os talismãs tibetanos.

Bom final de semana!

sábado, 17 de janeiro de 2009

Talismãs coreanos: tigre e tartaruga

No post de hoje vamos destacar o tigre e a tartaruga:

O TIGRE BRANCO (PAEKHO): Representa o Oeste. A relação dos coreanos com os tigres é especial. Devido ao seu rosnar forte ele era motivo de medo e receio. Era considerado o mensageiro do espírito da montanha. Hoje em dias não são mais encontrados na Coréia do Sul. Mas cem anos atrás, não havia uma montanha coreana que não tivesse um tigre. O tigre coreano é conhecido como assustador e ao mesmo tempo familiar, bravo ao mesmo tempo leal. Ele algumas vezes briga com a hipocrisia da sociedade humana.

A TARTARUGA PRETA (HYONMU): Representa o Norte. A tartaruga está associada á energia da água. Simboliza a longevidade; representa a proteção, segurança, a estabilidade e o equilíbrio.

APLICAÇÃO DOS QUATRO ANIMAIS CELESTIAIS NO FENG SHUI

Em termos práticos, o Feng Shui estuda, avalia e propõe situações de harmonia e equilíbrio dos espaços, usando as imagens representativas das diferentes qualidades da energia dos animais celestiais.

Imagine uma cadeira de braços que tem as costas mais altas (Tartaruga), os braços (do lado esquerdo temos o Dragão e do lado direito o Tigre) que apóiam, criando uma sensação de apoio, pois são mais baixos do que a tartaruga. A frente fica livre (Fênix). Esta é a imagem de uma situação equilibrada e que fornece conforto e segurança para quem a utiliza.

A Escola da Forma (tradicional escola de Feng Shui) possui técnicas que valorizam e aplicam a Teoria dos Quatro Animais Sagrados, relacionando-os com a topografia do terreno e com os pontos cardeais, para uma boa circulação de energia no terreno e na moradia.

Assim, a Tartaruga deve ficar ao norte, para proteger a construção ou terreno. O mais aconselhável seria termos neste ponto uma montanha alta, um prédio mais alto, um muro, uma parede, ou algo que nos proteja e dê segurança.

A fachada da casa é deve ser aberta e ter boa visão. É nesse ponto o sul, que se localiza a Fênix. Aqui não podemos ter nenhum tipo de elevação ou construção, já que a ave deve ver ao longe e ter liberdade para voar.
Ao leste, onde está o Dragão, devemos ter uma elevação menor que a montanha da Tartaruga: pode ser uma barreira de árvores. Ao oeste, onde se localiza o Tigre, devemos ter uma elevação menor que a do Dragão, para dar liberdade ao animal: pode ser um muro ou blocos de pedras. Ou apenas prédios dos dois lados, respeitando os tamanhos do Dragão e do Tigre.

No próximo post, falarei sobre os talismãs rúnicos.

Bom final de semana!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Talismãs Coreanos: dragão e fenix

Os quatro talismãs coreanos são representados por animais celestiais. Eles são figuras simbólicas que representam as quatro direções e também são os que protegem a ordem cósmica. Possuem papel importante na arte e na astrologia, na Coréia e no leste Asiático. As evidências desses animais foram achados em pinturas folclóricas, espelhos de bronze e bem detalhada nas paredes de uma tumba da época do Reino Koguryo.
Cada animal celestial representa uma constelação. Observando as posições delas no céu os coreanos determinavam com precisão o inicio de cada estação do ano:

Dragão: Primavera. Acarreta boa sorte, paz e felicidade.
Tigre: Outono. Proporciona estabilidade e proteção para o ambiente.
Fênix: Verão. Atrai prosperidade e sucesso.
Tartaruga: Inverno: Cria um ambiente de saúde e causa a longevidade.

No post de hoje vamos destacar o dragão e a fênix:

DRAGÃO (CH' ONGNYONG): Representa o Leste. O dragão nasceu no meio de uma tempestade com raios, trovões e chuva abundante, e era originalmente uma "Água de Deus". Muitos rituais de reza para a chuva e para um viagem segura no mar eram direcionados ao Rei Dragão. Ele é reverenciado como símbolo de autoridade suprema na Terra. É ele que defende as leis do budismo ou as riquezas nacionais. Os dragões desejam empurrar as nuvens e subir ao céu. Os que falharem nessa tentativa continuam na Terra na forma de cobras e lagartos. A "subida dos dragões" reflete a esperança de uma nação inteira.

FENIX – o pássaro vermelho (CHUJAK): Representa o Sul. A Fênix, o mais belo de todos os animais, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas brilhantes, vermelho-arroxeadas, e douradas (as cores do Sol nascente), possuía uma voz melodiosa. Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova ave. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. A vida longa da Fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Em todas as mitologias o significado é o mesmo: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.

No próximo post, falarei sobre o Tigre e a Tartaruga.

Bom final de semana!