sábado, 17 de janeiro de 2009

Talismãs coreanos: tigre e tartaruga

No post de hoje vamos destacar o tigre e a tartaruga:

O TIGRE BRANCO (PAEKHO): Representa o Oeste. A relação dos coreanos com os tigres é especial. Devido ao seu rosnar forte ele era motivo de medo e receio. Era considerado o mensageiro do espírito da montanha. Hoje em dias não são mais encontrados na Coréia do Sul. Mas cem anos atrás, não havia uma montanha coreana que não tivesse um tigre. O tigre coreano é conhecido como assustador e ao mesmo tempo familiar, bravo ao mesmo tempo leal. Ele algumas vezes briga com a hipocrisia da sociedade humana.

A TARTARUGA PRETA (HYONMU): Representa o Norte. A tartaruga está associada á energia da água. Simboliza a longevidade; representa a proteção, segurança, a estabilidade e o equilíbrio.

APLICAÇÃO DOS QUATRO ANIMAIS CELESTIAIS NO FENG SHUI

Em termos práticos, o Feng Shui estuda, avalia e propõe situações de harmonia e equilíbrio dos espaços, usando as imagens representativas das diferentes qualidades da energia dos animais celestiais.

Imagine uma cadeira de braços que tem as costas mais altas (Tartaruga), os braços (do lado esquerdo temos o Dragão e do lado direito o Tigre) que apóiam, criando uma sensação de apoio, pois são mais baixos do que a tartaruga. A frente fica livre (Fênix). Esta é a imagem de uma situação equilibrada e que fornece conforto e segurança para quem a utiliza.

A Escola da Forma (tradicional escola de Feng Shui) possui técnicas que valorizam e aplicam a Teoria dos Quatro Animais Sagrados, relacionando-os com a topografia do terreno e com os pontos cardeais, para uma boa circulação de energia no terreno e na moradia.

Assim, a Tartaruga deve ficar ao norte, para proteger a construção ou terreno. O mais aconselhável seria termos neste ponto uma montanha alta, um prédio mais alto, um muro, uma parede, ou algo que nos proteja e dê segurança.

A fachada da casa é deve ser aberta e ter boa visão. É nesse ponto o sul, que se localiza a Fênix. Aqui não podemos ter nenhum tipo de elevação ou construção, já que a ave deve ver ao longe e ter liberdade para voar.
Ao leste, onde está o Dragão, devemos ter uma elevação menor que a montanha da Tartaruga: pode ser uma barreira de árvores. Ao oeste, onde se localiza o Tigre, devemos ter uma elevação menor que a do Dragão, para dar liberdade ao animal: pode ser um muro ou blocos de pedras. Ou apenas prédios dos dois lados, respeitando os tamanhos do Dragão e do Tigre.

No próximo post, falarei sobre os talismãs rúnicos.

Bom final de semana!

11 comentários:

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

Cadinho RoCo disse...

Gosto demais de saber dessas minúcias todas.
Cadinho RoCo

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Tenha uma boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oi
Obrigado pelo carinho deixado no meu site ;)
Espero que melhores logo (por completo =D)
Como sempre muito interessante teu post. é sempre muito bom de ler =D
Beijos grandes e tem uma boa semana :*

Anônimo disse...

Oi querida. Vim matar a saudade e deixar um beijão.

Peregrina da Paz disse...

Oi! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Peregina da Paz

Anônimo disse...

Oi passei para deixar um beijo e desejar um bom fim de semana :*

7e7ei@ disse...

Morgana: Obrigada por seu carinho e atenção!
Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! Hoje, falo sobre os Virtudes. Te espero! Beijos e um bom final de semana!

Anônimo disse...

Hoje estou aqui para avisar que atualizei o Bem Viver e o assunto é uma terapia nova: Magnified Healing. Obrigada por sua visita! É sempre gratificante vir aqui! Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Oi Morgana! Como foi de final de semana! Muito interessante seu post! Obrigada pela visita. Acabo de atualizar! Tenha uma boa semana!

Anônimo disse...

Oi
Venho para te desejar um feliz fim de semana e para te deixar muitos beijos :*