sábado, 3 de janeiro de 2009

Talismãs Coreanos: dragão e fenix

Os quatro talismãs coreanos são representados por animais celestiais. Eles são figuras simbólicas que representam as quatro direções e também são os que protegem a ordem cósmica. Possuem papel importante na arte e na astrologia, na Coréia e no leste Asiático. As evidências desses animais foram achados em pinturas folclóricas, espelhos de bronze e bem detalhada nas paredes de uma tumba da época do Reino Koguryo.
Cada animal celestial representa uma constelação. Observando as posições delas no céu os coreanos determinavam com precisão o inicio de cada estação do ano:

Dragão: Primavera. Acarreta boa sorte, paz e felicidade.
Tigre: Outono. Proporciona estabilidade e proteção para o ambiente.
Fênix: Verão. Atrai prosperidade e sucesso.
Tartaruga: Inverno: Cria um ambiente de saúde e causa a longevidade.

No post de hoje vamos destacar o dragão e a fênix:

DRAGÃO (CH' ONGNYONG): Representa o Leste. O dragão nasceu no meio de uma tempestade com raios, trovões e chuva abundante, e era originalmente uma "Água de Deus". Muitos rituais de reza para a chuva e para um viagem segura no mar eram direcionados ao Rei Dragão. Ele é reverenciado como símbolo de autoridade suprema na Terra. É ele que defende as leis do budismo ou as riquezas nacionais. Os dragões desejam empurrar as nuvens e subir ao céu. Os que falharem nessa tentativa continuam na Terra na forma de cobras e lagartos. A "subida dos dragões" reflete a esperança de uma nação inteira.

FENIX – o pássaro vermelho (CHUJAK): Representa o Sul. A Fênix, o mais belo de todos os animais, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas brilhantes, vermelho-arroxeadas, e douradas (as cores do Sol nascente), possuía uma voz melodiosa. Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova ave. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. A vida longa da Fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Em todas as mitologias o significado é o mesmo: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.

No próximo post, falarei sobre o Tigre e a Tartaruga.

Bom final de semana!

8 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Ficou lindo esse novo lay! Obrigada por sua visita! Tenha uma boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oi obrigado pelo recadinho deixado no meu site espero que já tenhas os meus dois presentinhos novos: o do ano novo e o das 1000 visitas que os podes encontrar na página principal e depois clicar mais novidades. Despois é só copiar e colar no teu site =)
Beijos e tem um grande começo de ano!
Desculpa pela demora...

Gosto imenso de esses dois "animais" e acho que teem uma grande história e beleza. =)

Beijos :*

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Uma boa semana!! FUI!

Peregrina da Paz disse...

Oi Zéza! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Peregina da Paz

Anônimo disse...

Oi espero que voltes depressa estou coriosa para saber cenas à cerca da tartaruga(mais do que do tigre)Porque costumo ter porta chaves e portaminas e cenas assim com tartarugas e costumam-me dar sorte =)
Beijos e boa sexta :*

7e7ei@ disse...

Obrigada por seu carinho e atenção!
Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! Hoje, falo sobre os Dominações. Te espero! Beijos e um bom final de semana!

Anônimo disse...

Oi Morgana! Como foi de final de semana! Um belíssimo post!!! Obrigada pela visita. Acabo de atualizar! Tenha uma boa semana!

Anônimo disse...

Oi passando para dizer que estou com saudades e para deixar um beijão, e ainda desejar um óptimo fim de semana :*