sábado, 30 de agosto de 2008

A lenda do Biguá


Entre os índios guaranis é conhecida uma lenda sobre o Biguá.
Conta-se que era um índio muito forte e jovem que vivia feliz com sua bela esposa chamada Yerutí, em sua choça, nas proximidades de um grande rio. Entretanto, a beleza da jovem despertou a cobiça de Capiberá, outro guerreiro índio, possuidor de uma índole muito má. Aproveitando-se da ausência de Biguá, que havia saído para pescar, raptou Yerutí e levou-a para bem longe, amarrada em uma canoa.
Ao retornar, não encontrando sua amada esposa, foi avisado que seu desaparecimento era obra de Capiberá. Desesperado, parte em busca de seu inimigo. Perseguido por Biguá, Capiberá foi alcançado e morto. Entretanto, sua frustração foi intensa, quando sua companheira não foi encontrada. Partiu imediatamente, buscando-a por todos os lugares que conhecia. Gritou em altos brados o nome de Yerutí, às margens do rio, no interior da selva, mas somente o eco devolvia seu angustioso chamado.
Vencido pelo cansaço e pela falta de esperança de encontrar sua esposa com vida, jogou-se nas águas profundas do rio, porque suspeitava que justamente ali teria perecido a bela Yerutí. Buscou-a mergulhando profundamente no rio, na selva, mas só o eco devolvia o seu angustioso chamado. Vencido pelo cansaço, começava acreditar que havia perecido sua amada Yerutí. Depois de algum tempo, seus irmãos da tribo avistaram uma ave negra que voava insistentemente sobre a choça que haviam morado o feliz casal, para em seguida embrenhar-se na selva e se jogar nas águas do inquieto rio. Ao consultarem o feiticeiro, esse garantiu que o tal pássaro era Mbiguá que transformado em ave seguia buscando sua doce companheira.
222
Esta é uma linda lenda que nos fala sobre o amor das aves.
Os pássaros, sem dúvida, amam como nós e talvez com mais ternura e devotamento.
Em algumas espécies, os casais nunca se separam, pois grande é a intimidade que os une. Todos que conhecem o comportamento das aves na natureza, sabem que não estou poetizando. Se um se separa do outro distraidamente e desse torna-se oculto, o que dá falta do companheiro trata de perguntar por onde ela anda. Logo se comunicam e, embora não se vejam, cada qual fica tranqüilo, mas nunca antes de repetir a "pergunta" e receber, infalivelmente a "resposta".
Caso algum desalmado caçador venha abater um dos cônjuges, podemos observar uma cena pungente. O viúvo lança seu apelo lamentoso, chama inquieto o seu par, corre por todos os cantos, não tem mais sossego nem cuidado com sua pessoa, não mais se esconde, como que suplicando ao caçador que o mate também, pois sua vida não tem mais sentido.
Felizes somos todos nós que nos foi dada a oportunidade de conhecer tão maravilhosas lendas!
222
Tanta, obrigada pelo award! Já está no meu Baú Cintilante!
222

15 comentários:

Alexandra disse...

Querida, obrigada pela visita! Atualizei agorinha... e hoje com um reflexivo pensamento de Sathya Sai Baba! Tenha um bom fim de semana!

Anônimo disse...

Minha Querida Amiga:
Não me esqueci de você não, apenas não tinha tempo para procurar todo mundo devido a eu ter feito esse meu template e para minha amiga tb, me perdoe, perdoe minha ausência, mas agora voltarei com tudo.
Sabe amiga, vc acertou em cheio com lendas de índios, eu amo índios, pois esses conheciam o verdadeiro amor e os pássaros são verdadeiramente fiéis, aff, se todos os homens fossem assim, a vida seria maravilhosa né?
Essa lenda é linda demais e semelhante a muitas outras que vemos sobre índios né? Adorooooo lendas, parabéns querida e seja muito bem-vinda, amanhã tem nova mensagem e você está convidada a comparecer.
Beijos nesse lindo coração da aimga que nunca te esquece, pois amo estar aqui.

Tetê Guimarães disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Tenha uma boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oiêêê... passando prá agradecer a visita no Entre Amigos! É uma alegria receber sua visita! Bjks Tetê :)

Anônimo disse...

Muito linda a Lenda do Biguá! Parabéns! Agradeço pela visita e carinho. Estou levando teu award com orgulho. Muita luz e paz. Beijos com a Benção das Fadas!

Fátima disse...

Olá amiguinha linda, fiquei maravilhada com esta lenda - não conhecia. Obrigada!

Bjinhos de boas energias! ♥

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Você sabia que entre as propriedades do amendoim ele é fonte de proteína? Passe para ler! Beijos azuis!

Anônimo disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Deus te abençoe!

1/4 de Fada disse...

Contando e encantando com mais uma lenda...

Anônimo disse...

Adorei essa lenda querida. É muito bonita. Tenha um lindo final de semana. Beijos

Anônimo disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O assunto desta semana é corpo e pensamento em equilíbrio. Não é fácil, mas é possível! Bom final de semana!

Anônimo disse...

Vindo para conferir as novidades, e desejar-lhe uma linda semana.
Beijinhos querida no seu coração.

Anônimo disse...

Ola querida amiga como vai? adorei essa lenda, bem folclórica....espero q esteja bem...bjos mágicos e otima semana

Frida disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei mais uma linda história Tenha um final de semana abençoado! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!