sábado, 9 de agosto de 2008

Alamoa - a fada rainha


Era Fernando de Noronha, em tempos longínquos, um lindo reino encantado de fadas.
2
Havia na ilha uma rainha-fada loira, de beleza deslumbrante. Seu palácio magnífico, situado no alto de uma colina verde, era um eterno deslumbramento.
Todos os dias, das manhãs ensolaradas, a fada-rainha de cabelos cor de ouro passeava pelos seus vastos domínios, que seu poder cobria de palácios, de primavera e flores. Nunca faltavam, pendentes das ramadas, a policromia das inflorescências e a abundância das bagas amadurecidas. A renda das espumas do mar era um bordado contínuo em torno da ilha, uma delicada teia que se fazia e se desfazia. Mas as quilhas das caravelas começaram então a sulcar e desvirginar as águas do Atlântico, além da linha do Equador. O Cruzeiro do Sul começou a ser avistado por olhos estrangeiros. O reino encantado, desencantou-se. Os palácios foram convertidos em massas negras de basalto e suas galerias foram transformadas em rochedos.
2
Mas a fada-rainha loira não deixou sua amada ilha. Seu palácio soberbo foi metamorfoseado no Pico e hoje ainda vaga pelos montes e praias da ilha. Por vezes, surge montada em cães selvagens que vivem nos altos montes, como o morro Francês e o monte Espinhaço do Cavalo, soltando longos e sinistros uivos. É a fada-rainha Alamoa, que vai passando! Todas às sextas-feiras, a pedra do Pico se fende, e na chamada Porta do Pico aparece uma luz. A fada Alamoa sai para visitar as redondezas. A luz atrai sempre muitas mariposas e também a todos que passeiam próximos ao lugar. Quando um desses se aproxima da Porta do Pico, vê uma mulher loira, nua, com o corpo coberto só pelos seus cabelos que descem quase ao chão.
Os habitantes de Fernando de Noronha chamam-na Alamoa, corruptela de alemã.
2
A Alamoa é uma fada que após a ocupação batava, no século XVII, resolveu vingar-se da invasão humana aos seus domínios. Aparece a qualquer passante incauto como uma mulher extremamente sedutora e o chama com uma voz quente e apaixonante. Todo aquele que não resiste a sua fascinação é levado até a Porta do Pico. Entretanto, quando o homem escolhido está crente de ter entrado em um palácio, para usufruir das delícias daquele corpo fascinante, a Alamoa se transforma de repente em uma caveira. Os seus lindos olhos, que tinham o brilho das estrelas, agora são dois buracos horripilantes. A pedra do Pico se fecha e o louco apaixonado desaparece para sempre. A angústia de seus últimos gritos ainda ressoará por alguns dias, escapando-se das fendas profundas do monte e indo misturar-se ao uivo dos cachorros selvagens e ao silvo dos ventos do sueste.
2
Alamoa, de acordo com os relatos é uma fada solitária que teve penetrado, sem o seu consentimento, o seu reino encantado. O homem ao perturbar a ordem e a harmonia das coisas, atrai para si a hostilidade da natureza, sendo assim, a linda fada ofendida com a atitude humana, pode metamorfosear-se em uma bruxa repugnante. A fada sabe o que é bom para ela e o que é bom para nós. Ela é o espelho de nossa alma, que pode ser bela ou feia, dependendo do nosso interior. Aceitá-la do modo que se apresenta, nos conduzirá para a grande realização de nós mesmos.
- Texto pesquisado e desenvolvido por Rosane Volpatto -

12 comentários:

Alexandra disse...

Que Reino interessante! Mágico! Te agraddeço a visita e o award! Já te add e te ofereço o meu award! Beijos e bom final de semana.

1/4 de Fada disse...

Mais uma história linda e desconhecida para mim... Obrigada por tê-la contado. Beijos.

Nilza disse...

Um post fora de série! Sempre me surpreendo! Obrigada pela visita! Paz, saúde e que Deus nos ajude!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Ah... que sonho é ir à Fernando de Noronha... Se você pagar minha passagem, eu vou tirar a limpo essa história de Alemoa.. rs...rs...rs... Lá em Jaraguá do Sul, eu tenho uma miga Alemoa! Obrigada pea visita! Bjks

Anônimo disse...

Ola querida como vai? demorei a responder pois ando com tempo curto, tenho 3 posts pra responder comentarios, e qual não foi minha surpresa ao entrar em seu cantinho e ver que postei a mesma lenda que vc sobre a fada alamoa, espero que não se zangue....bom, vc disse q pegou o award novo e o selinho, pode trazer sem problemas...espero q tenha uma bela semana, bjos mágicos

Anônimo disse...

Obrigada pela visita! É sempre gratificante vir aqui! Beijos e boa semana!

Frida disse...

Olá querida! Meio da semana é uma alegria vir ler seu post! Obrigada pela visita! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!

Zéza disse...

Você sabe das coisas! Belíssimo post! Obrigada pela visita! O que você acha da candidatura do Rio para as olimpíadas de 2016? É o tema de meu post de hoje! Beijos azuis!

Anônimo disse...

Querida, obrigada pela visita! É sempre muito bom vir aqui ler seus posts! Deus te abençoe!

Anpara disse...

Olá, querida! Filosofando e passando nesta sexta ensolarada e quente de inverno(?) para agradecer sua visita e desejar um final de semana sem igual! Saúde e Paz. O resto? O resto a gente corre atrás!

Anônimo disse...

Olá! É a simplicidade de seu blog e das palavras que utiliza nele que faz dele um continho mágico e encantador.
Parabéns!!! E continue com esse encanto e essa magia.
Mudando de assunto, gostaria de pedir-te um favor: seu voto no concurso do templates Neinha p/ q. eu possa ganhar o template. E continuando: não costumo entrar muito no blog, por isso gostaria que divulgasse-o p/ quem conheces de forma q. possam votar em mim tb. Fico grata se me ajudar.
Amor e Amar sempre!!!
Beijos encantados em seu coração.