sábado, 16 de agosto de 2008

Anhangá - Alma do Mato


Do tupi-guarani, "anhang", significando: ang - ALMA e nhã - CORRER; ou seja, "uma alma que corre".
O Anhangá é portanto, um espírito, e como tal, "invisível" que vive e corre nas matas, protegendo os animais e seus filhotes.
2
O Anhangá pode apresentar-se sob a forma de um pássaro (galinha do mato), rato (soiá), morcego, macaco (jurupá). É também identificado como um veado branco com olhos de fogo com uma cruz no meio da testa, dotado de espírito andarilho, com a missão de proteger os animaizinhos nos prados, mas principalmente as fêmeas prenhas. Se bem que seja essa sua aparição mais comum, encontram-se no fabulário da região norte diferentes formas de sua presença: Mira-anhangá, Tatu-anhangá, Suasu-anhangá, Tapiira-anhangá, ou seja, visagem de gente, de tatu, de veado e de boi.
Em qualquer caso e qualquer que seja visto, ouvido ou pressentido, o Anhangá traz para aquele que o vê, ouve ou pressente certo prenúncio de desgraça, e os lugares que se conhecem como freqüentados por ele são mal-assombrados.
Nas cartas dos padres José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Fernão Cardim fala-se de Anhanga como de um espírito malfazejo, temido pelos indígenas. O certo era atormentar os viventes. Onde a mesma assobia, a caça desaparece como por encanto. Para evitá-la, deve-se acender foguetes com duas ou três cargas, antes de entrar na mata. Outra maneira, é a defumação com a castanha de caju ou ainda, a maneira mais fácil, é fazer uma cruz de madeira encontrada na própria mata.
O caçador desprevenido que que aproximar-se o anhangá achando que é um veado e tentar abatê-lo, terá uma desagradável surpresa, pois expelindo fogo pelos olhos, o atacará com incontrolável fúria, despertando um pavor de morte.
2
A LENDA :
Os negros Ba Kamba contam que um caçador encontrou dois antílopes que estragavam sua roça, e matou a fêmea e levou-a para a aldeia.
Apesar de morta, esfolada, preparada, levada para o fogo, a antílope conservava a voz humana e perguntou para onde a levam. Assando, ainda fala. Quem comeu da antílope morreu. Sacudiram o resto no mato. Imediatamente o corpo se recompôs e a antílope, sã e completa, reganhou, numa carreira veloz, a floresta.
2
A crença geral é que um veado, saindo do mato, anuncia um acontecimento grave...se não for abatido com um tiro certeiro. Os Ba Kamba dormem em redes e durante a noite, uma fogueira permanece acesa ao lado da rede. E, mesmo para fazer suas necessidades, os selvagens não gostam de sair das cabanas sem levar uma tocha, tamanho o medo que sentem do demônio chamado por eles de Anhangá, que acreditam ver com freqüência.
2
Eu é que não vou para a mata tirar essa história à limpo!
2
Obrigada pelo award, Anjo das Frases!
Já está no meu Baú Cintilante!
2 2 2
Bom final de semana!

11 comentários:

1/4 de Fada disse...

Estou a aumentar o meu conhecimento a olhos vistos... as vossas lendas são maravilhosas!

Alexandra disse...

Olá! Espero que tenha tido um final de semana maravilhoso! O emu foi super 10! Estou passando prá agradecer a visita, dizer que seu post está muito bom e desejar uma semana de muita alegria!

Anônimo disse...

Morgana, vim agradecer sua visita ao Entre Amigos. O tema do papo de hoje é "visitas de última hora". Bjks e boa semana!

Tetê Guimarães disse...

A cada post seu me surpreendo... a gente sempre sai daqui sabendo um pouco mais! Parabéns! Obrigada pela visita! Que sua semana esteja sendo maravilhosa! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Zéza disse...

Obrigada pela visita! Se você usa alisante no cabelo deve ler o meu post dessa semana! Beijos azuis!

Anônimo disse...

Obrigada pela visita! Seu blog está cada dia melhor! Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Muito bom esse seu texto! Hoje postei sobre afetividade e o exercício é ótimo! Te espero! Bom final de semana! 7e7éi@

Nilza disse...

Como foi de final de semana! Um belíssimo post!!! Obrigada pela visita. Acabo de atualizar! Tenha uma boa semana! Paz, saúde e que Deus nos ajude! FUI!

Anpara disse...

Querida, obrigada pela visita! Acabo de atualizar!Hoje com um belíssimo pensamento de Brgson! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Tenha um bom fim de semana!

Frida disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei uma história que nos mostra que devemos confiar cegamente nos Planos de Deus! Tenha um final de semana abençoado! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!

Anônimo disse...

Maravilhoso texto! Aliás, como sempre. Ofereço a vc o meu award com carinho. Bom domingo. Beijos com a Benção das Fadas!