sábado, 2 de agosto de 2008

As Encantadas

As sereias são servas da Deusa da Morte (Perséfone) e foram encarregadas de levar-lhe almas. Este é o motivo pelo qual atraem marinheiros com o poder arrebatador de seu canto, levando-os à destruição nas rochas que se ocultam nas águas de seu recanto costeiro.
2
As Encantadas são Deusas-Sereias do mar e como tais, nos mostram o elemento destruidor negativo que pode se manifestar quando seguimos irrefletidamente intuições e inspirações. Isso nos parece familiar quando pensamos nos artistas e pessoas criativas que se destroem por darem ouvidos a essas vozes espectrais, deixando-se arrastar pelas "Sereias" que habitam a nossa psique. Já outros, entretanto, são capazes de usar a intuição de forma positiva e, por vezes, uma torrente de energias criativas parece derramar-se deles.
2
Várias tribos indígenas se espalharam pelas planícies e planaltos do Paraná. Diante da beleza de sua geografia, os índios não se contentaram em apenas admirá-las, queriam saber a origem das cachoeiras, rochedos, grutas, fauna e flora. Assim, com os recursos de sua cultura, seus valores e seu imaginário, surgiu a Lenda das Encantadas:


Contam os Caigangues do Paraná, que há muito tempo atrás, na Praia das Conchas, ao sul da Ilha do Mel, na Gruta das Encantadas, viviam lindas mulheres que bailavam e cantavam ao nascer do Sol e ao crepúsculo. Dizem que o canto delas era inebriante, dormente e perigoso para qualquer mortal. Se um pescador as escutasse, por certo perderia o rumo de sua embarcação, indo bater nas rochas e naufragar. Entretanto, certa vez, um índio corajoso e destemido aventurou-se a tentar se aproximar delas. Colocou-se à espreita no alto do rochedo.
Quando os primeiros raios multicoloridos de luz despontavam ao leste, o jovem começou a ouvir a suave e doce melodia proveniente do interior da gruta. E mulheres nuas, desenhadas de sombras, foram surgindo. À medida que as bailarinas alcançavam a boca da gruta, o canto tomava mais ênfase, mais intensidade.
Estranhamente o índio não adormeceu, justo o contrário, não desgrudou o olho do belo ritual. As misteriosas moças eram dotadas de tão rara beleza, nuas e com longos cabelos de algas, que o intruso acabou fascinado por uma das dançarinas, a que tinha os olhos cor de esmeralda. Tal era o seu fascínio, que despencou do rochedo, ganhou aos trambolhões a prainha, metendo-se de permeio na farândola, acabando de mãos dadas com a sua escolhida. Declarou-se apaixonado por ela, e confiou-lhe o seu desejo de permanecer a seu lado por toda a eternidade. A bailarina alertou-o de que para ficar com ela teria que morrer e ele reafirmou o seu desejo de ficar com ela por toda a eternidade.
- Vem, então, meu doce amor... A fonte da vida nos chama... partamos...
Mãos entrelaçadas, ao canto fúnebre das dançarinas, os jovens entraram águas adentro e quando desapareceram, já o sol era vitorioso.
As Encantadas sumiram nas águas profundas, para nunca mais aparecer
. E, desde então, a gruta está solitária, e nela ecoam se quebram os ecos dolentes e eternos do mar.
2
No próximo sábado, a Lenda da Alamoa – a fada rainha.
Bom final de semana!

13 comentários:

1/4 de Fada disse...

Que história tão linda! Adoro estas lendas e não conheço a maior partes da vossa mitologia, só conheço o que conta Jorge Amado nos seus livros e pouco mais.
Beijos, bom fim de semana.
Agora que já percebi que ao sábado há novidades, conte sempre comigo!

Anônimo disse...

Morgana, fadinha querida. Que linda história, amei de montão. Beijos e um finalde semana encantado!

Nilza disse...

Obrigada pela visita! Muito bom o seu post, mas "o mundo dos sonhos é um fascinante domínio a explorar". O que é o sonho? Por que é que nós sonhamos? Que significam os nossos sonhos? Perguntas que fazemos e que desde a antigüidade vem sendo feita. Você sabe respondê-las? Aguardo você para ler sore isso! Paz, saúde e que Deus nos ajude!

Anônimo disse...

Oi Morgana! Obrigada pela visita! Que interesante essa lenda... Eu conheci a Gruta da Encantada e fiquei arrepiada lá dentro. Agora, sabendo da história, vou procurar voltar lá! O post de hoje está uma delícia... Huuummm... tem de queijo e de chocolate! O que será? Corre lá! rs...rs...rs... Bjks e boa semana! Tetê

Anônimo disse...

Oi, minha querida! Vim agradecer sua amável visita! Muito obrigada pelo carinho! Muito interessante essa lenda! Acabo de atualizar! Beijos. Deus a abençoe!

Tetê Guimarães disse...

Oi querida! Obrigada pela visita! Ando meio atarefada por isso o meu sumiço! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Fátima disse...

Olá linda! Adoro mitologia, e claro que achei mais uma vez um post super-interessante. Não sabia que as sereias eram servas de Perséfone. Sempre a aprender no teu Reino Encantado!

Bjinhos de boas energias! ♥

Frida disse...

Um post sem igual! Obrigada por compartilhar! Obrigada, também pela visita e comentário! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor-de-rosa!

Anônimo disse...

Olá! Achei seu blog e gostei muito. Este post sobre as sereias está excelente. Parabéns! Beijos com a Benção das Fadas!

Anônimo disse...

Olá! Obrigada, querida pela visita! Já deixei minha mensagem dessa semana! Deus te abençoe!

Zéza disse...

Muito bom o seu post! Amei! Obrigada por sua visita! Hoje tenho uma pergunta: Eclipse é desastre cósmico? Vamos ter um eclipse lunar no próximo dia 16, sabia? Muda alguma coisa em sua vida quando tem eclipse? Beijos azuis! Zéza

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!

Patti disse...

Olá, cheguei aqui através da Fada. Também eu já quis conhecer sereias.
Linda história.