sábado, 22 de novembro de 2008

Talismãs Japoneses

O gosto dos japoneses pelos talismãs (enguimonô) é surpreendente.
Para eles, alguns animais são cultuados por esse povo, como o sapo (que traz boa sorte); também a tartaruga (que representa vida longa), o gato (que traz fortuna) e mais uma série de símbolos e deuses funcionam como talismãs. Não existem registros sobre o surgimento desses talismãs, pois eles já estavam bastante popularizados quando a escrita se desenvolveu no Japão, no século VIII, antes de Cristo. Basta acreditar na sorte, torcer para ganhar a peça de presente. Dizem que o talismã ganhado funciona melhor. Conheça a seguir os principais talismãs ou amuletos, que trazem sorte e fortuna.

DARUMA: É um dos mais antigos e populares. Diz a lenda que ele representa um monge budista que teria passado nove anos meditando sobre um rocha - o que lhe inutilizou os braços e as pernas. Por isso, o Daruma é representado apenas como um rosto com os olhos brancos e tornou-se símbolo da perseverança. Quando tiver uma Daruma, você deve lha fazer um pedido e pintar um dos seus olhos. Assim que seu desejo for atendido, pinte o outro olho e troque a estatueta por um modelo maior. Daruma-san é feito geralmente de cor vermelha para espantar "o olho gordo". O fundo dele é pesado para que possa levantar-se simultaneamente mesmo estando na posição de queda. O fato de Daruma-san não cair, representa "jamais desistir", tanto que há um provérbio japonês que se diz:- "Caia sete vezes mas levante oito vezes".

MANEKI-NEKO: Esse simpático casal de gatinhos - Maneki e Neko - está presente em quase todos os estabelecimentos comerciais japoneses, pois, segundo a tradição, o gato, quando coça a orelha, traz fortuna e prosperidade. Além disso, o macho representa a força, e a fêmea, a saúde e a felicidade. Sua origem é pouco conhecida. Há séculos, a crença duma elite da nobreza japonesa, consagrou o gato de 3 cores como bichinho de estimação para trazer sorte. deve-se este fato à raridade da cor do pelo: amarelo, branco e preto em várias tonalidades. Como os que criavam o gato se viram beneficiados com a multiplicação de seus bens, o animal virou símbolo da fartura, sendo representado com a pata levantada como que "chamando dinheiro". Alguns dizem que esse talismã representa um gato que salvou a dona de uma picada de cobra. Outra versão diz que se trata de uma homenagem ao gato de um velho monge de um templo em ruínas. Esse felino teria atraído a atenção de viajantes que se abrigarem no tempo, que prosperou. Para prosperar também e livrar-se de imprevistos negativos, coloque um Maneki-Neko em lugar de destaque, a uma altura superior a 1 metro.

OMAMORI: Muito semelhantes aos nossos patuás, os Omamori são pedaços de papel com uma oração impressa. Trazem proteção, riqueza e sucesso. São conseguidos em templos budistas e xintoístas e deve estar sempre junto da pessoa, como um pingente. Existem também alguns modelos, em madeira ou metal, para serem guardados em casa ou na bolsa. Esses pequenos amuletos servem para tudo, desde proteger a casa até arranjar um bom casamento. São colocados em saquinhos, contendo nomes de divindades e palavras de oração para proteger dos maus espíritos e catástrofes. Os benefícios mais comuns são: proteção no trânsito, aprovação no exame vestibular, sucesso nos negócios, bom parto, proteção contra doenças e azares.

No próximo post, mais alguns talismãs japoneses.

Bom final de semana!
2

6 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oiêêê... passando prá agradecer a visita no Entre Amigos! É uma alegria receber sua visita! Bjks Tetê :)

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! No post de hoje tenho uma matéria sobre os reparos na Estação Espacial! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!

7e7ei@ disse...

Obrigada por seu carinho e atenção!
Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! hoje, falo sobre os Serefins. Te espero! Beijos e um bom final de semana!

Anônimo disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O assunto desta semana no Bem Viver é Terapia Quântica. Bom final de semana!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!