sábado, 25 de outubro de 2008

O Cavalo Encantado

Em fins do século XVIII, viviam naquela rica região campesina inúmeros índios cavaleiros da tribo dos valentes Minuanos. Entre eles, havia o filho de um cacique, moço muito invejoso, chamado Jaguaretê-Piré (couro de tigre). Este índio amava apaixonadamente a linda e esquiva Poty-poran (Flor bela), amada , também, por Inhanca-Guará (cabeça de pássaro), a quem a mesma preferia. Roído de ciúmes e despeito, Jaguareté-Piré deliberou fazer uma emboscada ao seu rival para matá-lo. Assim, ao passar pela Lagoa Parobé, viu, no meio de uma quadrilha de baguais, um enorme cavalo de crinas prateadas, de um pêlo muito negro, luzidio e macio como veludo.
Fazendo menção de boleá-lo, o belo animal, a princípio tão arisco, parou subitamente. Após prendê-lo no laço, Jaguareté-Piré falou: "Agora sim, Poty-Poran há de querer-me, preferindo-me ao meu rival". E assim dizendo, meteu as rédeas no animal, colocou o lombo um couro de veado que lhe servia de sela e, cingindo a cabeça um capacete de penas de avestruz, montou o lindo bagual seguindo em direção ao acampamento de Poty-Poran.
Não tinha, porém, galopado meia quadra, quando o cavalo formou um salto, ou mais propriamente um vôo, e, fendendo os ares em direção à lagoa, atirou-se no meio dela, desaparecendo para sempre com o cavaleiro. Os índios da valente tribo guarani deram então à Lagoa Parobé o nome de Lagoa do Cavalo Encantado.
2
Bom final de semana!
222

8 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oiêêê... passando prá agradecer a visita no Entre Amigos! É uma alegria receber sua visita! Bjks Tetê :)

Anônimo disse...

Oi querida! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Peregina da Paz

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O post de hoje é completamente diferente de tudo que já bloguei... Tenho uma matéria sobre o olfato e a aromaterapia! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!

Anônimo disse...

Obrigada pela visita! É sempre gratificante vir aqui! Beijos e bom final de semana!
http://bemviver.blig.ig.com.br

1/4 de Fada disse...

Tenho andado tão ocupada com trabalho que nem tenho visitado oseu cantinho e as suas lindas lendas. Mas a que li agora é realmente bela. Bom fim de semana.

Frida disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei mais uma linda história Tenha um final de semana abençoado! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!