sábado, 11 de outubro de 2008

Catxerê - a Mulher Estrela

Esta é a história de Catxerê, a mulher estrela, que desceu do céu, dormiu com o índio e ensinou os Craó a plantar e preparar o milho, batata, inhame, mandioca e amendoim.
2
Foi assim:
O último rapaz solteiro da tribo dormia sozinho, sobre a sua esteira, no pátio da aldeia. Uma estrela o viu lá de cima, e, condoída, resolveu casar com ele. Para isso, transformou-se em um sapo e, pula que pula, subiu em seu peito. O dorminhoco acordou assustado e, com um tapa, atirou-o no chão. Mas então o sapo virou formosa mulher e dormiu com o jovem.
Pela manhã, a cunhantã diminuiu de tamanho. Ficou tão pequenininha que pediu ao noivo que a guardasse na cumbuca que estava pendurada no fumeiro. Durante o dia, o índio tirou a cumbuca de lugar, destampou-a e sorriu para a moça que lá estava encerrada.
Quando saiu para caçar, recomendou que ninguém mexesse naquilo, mas a irmã dele, cheia de curiosidade, abriu-o e descobriu lá dentro a minúscula mulher.
Ao voltar, examinou o nó tradicional da sua tribo e compreendeu que alguém havia violado seu segredo. Zangado, declarou que viveria com Catxerê, como marido e mulher. Arrumou as suas camas dentro de casa. À noite, ele tirou a moça da cumbuca e Catxerê cresceu, tornando-se alta e bonita. Pela manhã foram banhar-se juntos no rio, e ela viu uma árvore grande, cheia de espigas, que os periquitos beliscavam. Catxerê ensinou então, aos Craó como se planta, colhe e prepara o milho, assim como a mandioca, o inhame e o amendoim, que até então não eram conhecidos, pelos indígenas que alimentavam-se de pau puba.
Mandou o rapaz fazer uma roça. Ensinou-lhe a derrubar com o facão, a carpir, a plantar. Depois disse: “Agora volto ao céu, onde vivem meus parentes, e trarei mudas de batata, inhame, mandioca, amendoim, para plantar na roça”. Logo depois voltou. Tudo foi plantado e os índios adotaram para sempre as plantas ali cultivadas.
Uma noite, porém, quando o índio andava a caça, apareceram em sua casa cinco homens que, sabendo de sua ausência, violentaram a mulher-estrela. Depois deitaram-se à dormir. Ela aproveitou o seu sono e cuspiu na boca de todos eles, matando-os. Os Craó davam grande importância mágica ao cuspe. Quando o marido voltou, contou-lhe tudo e subiu para o céu. E nunca mais voltou....
2
Inúmeras são as Deusas-Estrelas por nós conhecidas na mitologia. Nossa brasileirinha deusa Catxerê é uma divindade estrelar que nos desperta a criatividade e nos ajuda a perder o medo das mudanças.
2=2
Bom final de semana!

13 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi querida!Muito interessante isso! Obrigada pela visita! Bom final de semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oiêêê... passando prá agradecer a visita no Entre Amigos! É uma alegria recebê-la por lá! Hoje, especial 12 de outubro! Bjks Tetê :)

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos

Anônimo disse...

Olá Querida:
Quanto tempo! Estou voltando aos poucos e hj inauguro Finas Pétalas de Luz como um dia muito especial!
Linda lenda, essa não conhecia, realmente nos transmite muita coragem para as mudanças da vida. Parabéns!
Adoro demais passar por aqui.
FELIZ DIA DE NOSSA SENHORA, FELIZ DIA DA CRIANÇA REPLETOS DE MUITA LUZ E CARINHO HUMANO.
Beijos Floridos nesse lindo coração da amiga do coração.

Anônimo disse...

Querida Amiga:

Estou aqui apenas avisado que mudei de endereço e Domingo inauguro ok?

Beijinhos Floridos...

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O post de hoje mostra uma terrível crueldade, uma covardia... Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!

Anônimo disse...

Querida Amiga:
Perdoe tanto inconveniente, mas agora já defini meu endereço de Blog e voltei ao Finas Pétalas de Luz, Domingo irei postar e aguardo sua honrada presença.

Beijos Floridos no seu Coração.

Anônimo disse...

Oi, minha querida! Vim agradecer sua amável visita! Muito obrigada pelo carinho! Muito bom esse seu post! Acabo de atualizar! Bom final de semana! Beijos. Deus a abençoe!

Anônimo disse...

Querida Morgana:

Lindas suas lendas e aguardo mais.
Aproveito e ofereço meu award com todo carinho, pois já estou de volta.

Beijinhos.

Nilza disse...

Obrigada pela visita! Muito bom o seu post!Hoje, falo sobre o "sentimento de vitória". Aguardo você para ler sobre isso! Paz, saúde e que Deus nos ajude!

Fátima disse...

Olá querida Morgana, perdoa-me a ausência mas mais uma vez deve-se à falta de tempo. Por esse motivo, resolvi encerrar um ciclo no meu blog. De qualquer forma não vou estar longe, estou aqui no meu outro cantinho: www.boasenergias.com onde és sempre bem vinda!

Beijinhos cheios de boas energias e… até breve! ♥

Frida disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei uma outra história e estou de template e award novos! Tenha um final de semana abençoado! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!