sábado, 28 de fevereiro de 2009

Talismãs Tibetanos - final

Hoje veremos os quatro talismãs tibetanos restantes.


A CONCHA

A concha vem das histórias indianas antigas que descrevem os heróis míticos que carregavam grandes conchas. É um símbolo de Poder e seu som afasta os maus espíritos e previne a aproximação de criaturas, que possam causar danos ou que atraiam desastres naturais.

O NÓ SEM FIM

Este nó não tem começo nem fim, e simboliza a compaixão ilimitadas e a sabedoria. Indica a continuidade da vida conforme as linhas se sobrepõem na realidade da existência humana.

A FLÂMULA DA VITÓRIA
Originou-se nos estandartes militares de vitória carregados pelos indianos nobres. Ela simboliza os métodos de ultrapassar problemas; também traz o desenvolvimento do conhecimento, sabedoria, compaixão, meditação e votos éticos.

A RODA DO DHARMA

A Roda é um símbolo antigo da criação, nobreza e proteção, que representa movimento e mudança. É também Dharma-Chacra ou Roda da Lei, que no Tibet significa a Roda da Transformação ou da Mudança Espiritual. Também representa ultrapassarmos todos os nossos obstáculos e ilusões.

No próximo post, falarei sobre os talismãs egípcios.

Bom final de semana!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Talismãs Tibetanos

São oito os Talismãs Tibetanos: eles originaram de um grupo de símbolos indianos utilizados pela realeza e eram apresentados em Cerimônias Especiais (como na coroação de um rei). Símbolos falam ao nosso coração e sensibilidade. Não pertencem a ninguém e não precisam da interpretação da mente racional.
Concentre-se nestas imagens sempre que precisar de uma "força extra" na luta diária. Sinta quais as mensagens que eles podem trazer para sua vida agora, para que você seja feliz.

Hoje veremos quatro deles e no próximo post os outros quatro.

GUARDA CHUVA DE PROTEÇÃO: Este é um símbolo de proteção e realeza. A sombra protege do calor e do sol e o frescor de sua sombra representa proteção contra o sofrimento, desejo, obstáculos e doenças. Tradições diferentes desenvolveram muitos tipos de guarda-chuva: a parte de cima simboliza sabedoria e o tecido que protege simboliza compaixão.

PEIXES DOURADOS: Simbolizam a Felicidade, devido a sua liberdade na água, fertilidade e abundância; devido a sua habilidade de se multiplicar rapidamente.

O GRANDE VASO-TESOURO: Ele é feito em argila como um bebedouro de água na tradição indiana. Os desenhos Tibetanos trazem pétalas de Flor de Lótus. O tecido é seda; a parte superior é selada com uma árvore de pedidos de boa sorte, com a raiz retendo água da longevidade (não importa quanto possa retirado do vaso, ele sempre permanece cheio). Simboliza Vida Longa e Prosperidade.

O LÓTUS BRANCO: O lótus é o símbolo de pureza expressada em diferentes formas. É capaz de crescer e florescer do lodo, portanto é um símbolo de Geração Divina. O Lótus no trono implica a Concepção Imaculada, portanto é Divino. As Divindades são sempre representadas segurando um Lótus como símbolo de suas qualidades de Pureza, Compaixão, Renúncia e Perfeição.

Continuaremos no próximo post!
editando: quando fui aos comentários vi que recebi um meme super doce... estou passando para todas as blogueiras da minha lista. Ele está aqui .

Bom final de semana!