sábado, 26 de julho de 2008

Seres encantados brasileiros

As lendas e os mitos dos seres encantados brasileiros sempre tiveram um cunho de impressionante ingenuidade, dado ao meio em que eles circulam. Tais histórias foram passadas de "boca em boca" por gerações, mas sem perder seu sabor regional, fazendo variantes, pois é corrente em todo o Brasil que "quem conta um conto aumenta um ponto"...
2
Nossas lendas sempre têm uma nova versão e uma história para contar. Na fala mansa de nosso povo simples, todas essas histórias tomam um sentido especial e são contadas com a maior seriedade.
2
Para o caboclo do amazonas, depois de tudo feito na face da Terra, a bela Uiara construiu seu reinado no fundo das águas. E, é lá, ainda hoje, que ela reside. Na floresta amazônica, encontraremos também o canto do uirapuru, que enfeita com seus acordes a imensidão da mata que é seu reinado e onde pairam no ar notas de música e de felicidade...
O Boto, popular Don Juan da beira da água, continua a desvirtuar a finalidade das festas com suas conquistas amorosas. Para dar maior expansão aos acontecimentos, aqui os bichos falam, imitando a voz humana. O Matintaperera, o Curupira, o Anhangá, enfim, todos os animais têm sua voz e se expressam como o homem, basta saber ouvi-los.
Aqui, no Brasil, o caboclo vê e conversa com a linda sereia Uiara, enfrenta a Boiúna, cuida dos animais para não receber o merecido castigo do Anhangá e respeita as leis do Jurupari, pois ele saiu da terra verde e rumou léguas e léguas de imaginação, viveu sua própria história e perdeu-se na lenda.
Já nosso tapuio, é sempre personagem principal de suas lendas, que vive e sonha, tendo a selva como berço. Inigualável nessa terra que criou Tupã para os seus filhos.
2
Saindo do norte e atravessando esse imenso Brasil encontraremos inúmeras e lindas histórias de seres encantados que nos trarão de volta a nossa perdida infância.
Ser outra vez possível escutar todas essas vozes, nos ensinará a viver de outro modo. Compreenda então, que cada lenda que aqui transcrevo lhe devolverá um paraíso enclausurado há muito tempo.
Os relatos fantásticos que iremos ler nos próximos posts, têm o intuito de lhes ajudar a compreender que podemos nos utilizar de todos esses contos fantásticos como um veículo dessa "viagem" que nos ajudará a reencontrar a vibração da espontaneidade, da pureza, da sinceridade que vem do coração e que permite nos reconciliarmos com a música da Natureza. Uma Natureza, não só vista como um conjunto que nos rodeia, mas sim como uma corrente de energia da qual também fazemos parte.
2
Apertem os cintos e abram os olhos da imaginação...
No próximo sábado, a lenda das Encantadas.

sábado, 19 de julho de 2008

Outros rituais

RITUAL PARA TER SUCESSO
No final da tarde, pise descalço sobre a terra. Imagine os gnomos ao seu redor, converse e brinque com eles. Peça para que tragam prosperidade a todas as pessoas que ama. Se sentir cócegas nos pés, não estranhe, é sinal de que você será atendida!
2
RITUAL PARA O NAMORO/ CASAMENTO DURAR
Consiga uma tábua de madeira ou um prato de cerâmica e coloque sobre ele uma pedra de quartzo rosa e um gnomo ou duende, de qualquer material. Descreva seu amor com sinceridade e peça para os Elementais da Terra firmarem o seu namoro/casamento. Faça uma oração ao seu anjo de guarda. Guarde os objetos juntos em um lugar especial e recorra aos Elementais da Terra sempre que houver problemas com o seu amor.
2
RITUAL PARA ACABAR COM AS BRIGAS
Para acabar com os desentendimentos faça o seguinte ritual mágico: em um domingo de manhã, vá até uma praça ou jardim, respire profundamente, sinta a temperatura do ar e observe o movimento dos ventos sobre as folhas. Peça mais harmonia e compreensão aos silfos e às fadas. Quando chegar em casa, acenda um incenso de jasmim e faça uma oração para o seu anjo da guarda em agradecimento.
2
No próximo post, Elementais Brasileiros.
2
Oba! Ganhei prêmios!
Obrigada Anpara, por tirar o chapéu para o meu Reino.

Devo tirar o chapéu para um blog.

Eu, tiro o chapéu para o blog da Cecília.

2

Esse prêmio eu ganhei da Cecília e da Alice. Serão 7 os contemplados e preciso ver quem ainda não o recebeu. Obrigada Cecília e Alice!

Ganhei, também, awards e mimos. Estão no meu baú cintilante!

sábado, 5 de julho de 2008

Rituais Mágicos


Você sabia que pode pedir a ajuda dos seres encantados para conquistar o que deseja? Os Elementais são criaturas bondosas e cheias de energias positivas que podem dar a maior força. Você só precisa abrir a sua mente e se aproximar delas através de pequenos rituais mágicos. Importante: nunca peça para que os Elementais façam por você. Peça para eles ajudarem a encontrar o melhor caminho para conseguir o que quer.
2
Para encontrar um grande amor:
Pela manhã, saia de casa, fique de frente para o Norte e segure um copo de vidro com água filtrada. Olhando para a água e peça para que as ondinas ajudem você a encontrar um namorado/a especial. Faça uma oração para o seu anjo guarda e beba a água do copo.
2
Para sair do baixo-astral:
Bem cedo, quando o sol estiver nascendo, acenda uma vela laranja. Fique observando a chama e peça para as salamandras aumentarem sua coragem e força. Faça uma oração ao seu anjo da guarda em agradecimento. Se sentir um calor intenso percorrendo o seu corpo, não estranhe. É seu pedido sendo atendido. Jogue as sobras da vela no lixo.
2
Semana que vem mais rituais.
222
Agradeço à Um Quarto de Fadas o presente! Já está no meu Baú Cintilante!
2
Até o próximo sábado! Beijos cintilantes.